No dia 3 de setembro, a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Força Aérea empenhou o helicóptero ALOUETTE III (ALIII), pertencente à Esquadra 552 sediada na Base Aérea Nº11 – Beja, e o avião C-295M, pertencente à Esquadra 502 sediada na Base Aérea Nº6 – Montijo, para apoiar as operações de combate aos fogos florestais nas regiões de Ferreira do Zêzere e Águeda.
A missão das aeronaves da Força Aérea consistiu na realização de ações de reconhecimento visual, avaliação, coordenação aérea e apoio à decisão dos Comandantes de Operações de Socorro, dos referidos locais, para um emprego mais eficiente dos meios terrestres.
A participação do helicóptero ALIII prolongou-se para o dia 4 de setembro, sendo necessário a sua presença na região de Viseu para o apoio às operações em curso naquele distrito.
No âmbito destas missões foram totalizadas 16 horas de voo, a maioria perfeitas pelo ALIII.
Com a finalidade de apoiar o dispositivo nacional de combate a incêndios, também as Bases Aéreas Nº1 (Sintra), Nº5 (Monte Real) e Nº11 (Beja) estão a contribuir para o reabastecimento dos aviões da Protecção Civil. Os dois aviões Canadair franceses que vieram reforçar o dispositivo nacional encontram-se sediados na Base Aérea Nº5 e operam a partir desta Unidade para a zona de operações.
Ao nível de meios terrestres também foram empregues, para a região de Ourém e para a região de Viseu, 2 máquinas de rasto da Direção de Infra-Estruturas, operadas por uma equipa de 5 pessoas, que tiveram como missão criar aceiros.
Fonte: http://defesanacionalpt.blogspot.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário