terça-feira, 14 de junho de 2011

Portugal - Monchique reforça combate a incêndios florestais


O Município de Monchique vai investir 36 mil euros em equipas de combate a incêndios florestais e apoio logístico, para completar o subsídio diário atribuído pela Autoridade Nacional de Proteção Civil considerado “insuficiente”.
 
monchique-proteção-incendios.jpg
Ver Galeria
 
No heliporto da vila ficará sediado um dos meios aéreos disponibilizados para o combate de primeira intervenção aos fogos em permanência.
O dispositivo de pessoal funcionará 24 horas por dia, até ao dia 15 de outubro e às equipas de combate a incêndio de cinco elementos cada, junta-se outra de apoio logístico ao combate, composta por dois elementos e ainda um elemento PAL (pessoal de apoio logístico), anuncia a câmara em comunicado.
As equipas serão divididas pela sede do concelho e freguesia de Marmelete e o apoio do executivo camarário à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique representa “um subsídio complementar” uma vez que, de acordo com o executivo camarário, o subsídio diário atribuído pela Autoridade Nacional de Proteção Civil não será suficiente para fazer face às despesas com recrutamento, alimentação e outros encargos dos efetivos considerados necessários.
Admitindo tratar-se de “um investimento e um esforço financeiro substancial”, o Município considera-o, no entanto, de extrema necessidade para o concelho.
Recorde-se que foram realizadas diversas ações de limpeza e desmatação nas estradas municipais, e a câmara propôs à Aspaflobal, associação de produtores florestais um protocolo para a execução de Faixas de Gestão de Combustível, agregando a competência técnica da associação à disponibilização de maquinaria e equipamento da autarquia.
De recordar ainda que, já foi realizado um grande trabalho de limpeza e construção de faixa de gestão de combustível em redor da Alferce no passado mês de abril, no âmbito do projeto Pyrosudoeste, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Já na aldeia dos Casais, freguesia de Marmelete, e em colaboração com o Exército Português foi executada outra faixa de proteção a esta localidade, em março.

Sem comentários: