terça-feira, 14 de junho de 2011

“Portugal sem fogos depende de todos”


Até 30 de Setembro é absolutamente proibido:
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo
  • Lançar foguetes ou balões de mecha acesa
  • Realizar queimadas para renovação de pastagens
  • Queimar sobrantes agrícolas ou florestais
Em caso de incêndio ligue 112 ou 117 (chamada gratuita)
Está devidamente preparado para a época de incêndios florestais?
  1. Tenho o mato limpo à volta da minha casa, num raio de 50 metros, para a proteger e criar uma zona de segurança? *
  2. Tenho o quintal sem ervas secas e folhada seca?
  3. Tenho as árvores à volta da minha casa desramadas? *
  4. Tenho o caminho de acesso à minha casa com o mato limpo numa faixa de 10 metros para cada lado? *
  5. Tenho os anexos onde guardo os animais com uma faixa de protecção de 50 metros sem matos? *
  6. Tenho os montes de lenha e palhas guardadas num lugar onde o terreno está limpo, sem matos e ervas?
  7. Tenho as botijas de gás de reserva e as vazias afastadas da minha casa?
  8. Tenho um sítio para fazer compostagem com os restos das culturas e da jardinagem, porque no período crítico de incêndios não posso fazer queimas nem fogueiras? *
  9. Já falei com os meus vizinhos que têm propriedades para limparem os matos, para em caso de emergência podermos sair todos em segurança?
  10. Já falei com os meus vizinhos para cortarem as árvores junto a minha casa, para garantir a segurança de todos?
*Obrigatório por lei (Dec.-lei n.º124/2006 de 28 de Junho), punível com coimas de 140€ a 5000€, no caso de pessoa singular, e de 800€ a 60.000€, no caso de pessoas colectivas.

Sem comentários: