Incentivar e sensibilizar a participação dos jovens na defesa e preservação da floresta e reduzir ou evitar o flagelo dos incêndios e, paralelamente, sensibilizar a população para a temática, são os principais objectivos do projecto «Sesimbra Vigilante» que decorre entre 1 e 30 de Julho e as inscrições já estão abertas.
O projecto irá decorrer nos postos de vigia do Serviço Municipal de Protecção Civil e envolve oito voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. As funções destes voluntários passam por reportar qualquer actividade ou comportamento que ponha em risco a mancha florestal do município, identificar eventuais colunas de fumo bem como o local onde essa situação esteja a ocorrer, reportar e registar entradas de pessoas para o interior das matas do concelho e efectuar acções de sensibilização junto da população.
As equipas de voluntários dividem-se por quatro por cada período máximo de 15 dias, e os turnos têm uma duração máxima de 5 horas: manhã, das 09h00 às 14h00 e tarde: das 14h00 às 19h00. Cada um dos voluntários têm direito a uma bolsa diária no valor de 10 euros.
Este é um projecto integrado no Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011, que é organizado em parceria entre o Instituto Português da Juventude, a Autoridade Florestal Nacional e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, através do Sector de Juventude e Protecção Civil.
Sem comentários:
Enviar um comentário