quinta-feira, 17 de março de 2011

Angola - INAMET promove debate sobre Informação Climática e Geofísica

Luanda – Um ciclo de conferências sobre “A Meteorologia, o Clima, a Geofísica e a Sociedade” vai ser lançado dia 23 deste mês, em Luanda, pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Física (INAMET), com objectivo de anualmente promover um debate científico sobre a importância do assunto desenvolvimento sustentável do país.

Através de uma nota chegada hoje, quinta-feira, à Angop, o INAMET indica que a primeira sessão deste ciclo vai ocorrer a 23 de Março de 2011, Dia Meteorológico Mundial, cujo enquadramento temático será “Clima para ti”, uma escolha da Organização Meteorológica Mundial.

Na sessão inaugural, segundo o documento, será feita a apresentação de acções em curso visando à operacionalização e à implementação do “Plano de Desenvolvimento Estratégico do INAMET” e os objectivos a alcançar no período 2011/2016.      

A cerimónia oficial de abertura marcada será presidida pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho Rocha, seguindo-se duas palestras, no período da manhã, que versarão sobre “Variabilidade e Alterações Climáticas” e “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional”, a serem orientadas por João Corte Real, da Universidade de Évora (Portugal) e Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (Brasil).

No período seguinte, serão debatidos temas como “Agricultura, Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas”, “Recursos hídricos em Angola”, “Eventos Meteorológicos Severos e Mudanças Climáticas”, Analise Participativa de Vulnerabilidade: Cumprimento de um Compromisso”, “Meteorologia e Protecção Civil, seguido de debate interactivo. 

O Plano de Modernização do INAMET 2011/2016, a ser apresentado pelo consultor Sérgio Ferreira, deverá marcar o fim das abordagens da primeira do ciclo anual de conferencias.

Sem comentários: