quarta-feira, 23 de março de 2011

Japão: Água em Tóquio imprópria para bebés

Foi detectada na água da torneira em Tóquio, uma taxa de iodo radioactivo superior ao limite legal admitido para os bebés.
As amostras de água corrente recolhidas em Tóquio esta terça-feira revelaram uma concentração de iodo de 210 becquerels por quilograma, sendo o limite máximo fixado pelas autoridades100 becquerels para os bebés e 300 becquerels para os adultos.

Face a esta constatação, as autoridades nipónicas desaconselharam a utilização de água corrente para dar aos bebés ou mesmo na prepararação dos biberões. O primeiro-ministro japonês ordenou também a interdição do leite e legumes verdes - como espinafres, couves, bróculos e couve-flor - produzidos na província de Fukushima e Ibaraki (nordeste de Tóquio), uma vez que os níveis de radioactividade excedem em muito os limites legais.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a Federação Nacional das associações cooperativas agrícolas (JA Zen-Noh) (que distribui muitos dos vegetais de Fukushima) não tem exportado nenhum produto desde segunda-feira.

Sem comentários: