sábado, 19 de março de 2011

Brasil - Defesa Civil avalia estragos das chuvas no Sul do País

 
Em visita ao estado de Santa Catarina, nesta quinta-feira (17/03), o secretário Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana, avaliou os estragos provocados devido às chuvas intensas nas últimas semanas e aguarda informações sobre danos de todos os municípios para definir as ações necessárias.
“Sabendo dos problemas que a região está enfrentando por causa das condições climáticas, falei com prefeitos e com o governador para que fizéssemos o monitoramento. Viemos fazer uma visualização do que aconteceu para que a gente possa ter uma dimensão melhor do que as cidades sofreram”, disse o secretário em entrevista coletiva. 
Após reunião com o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, o secretário afirmou que pretende resgatar todos os processos de liberação de recursos financeiros que ainda estão em aberto no município para verificar a possibilidade de ajuda. “Blumenau tem um projeto muito interessante na área de prevenção de desastres que está em restos a pagar de 2010”, afirmou.
Na entrevista, o secretário também falou sobre a proposta de reestruturação da Defesa Civil Nacional.  Segundo ele, há possibilidade de se abrir uma linha de crédito de financiamento para formar, capacitar e equipar as cidades. “Não adianta eu estar em Brasília muito preparado e os municípios não terem condições de responder. Em Blumenau, há uma cultura favorável à prevenção”, ressaltou. 
De acordo com o secretário, a meta é a prevenção. “Se a gente trabalhar com prevenção, teremos uma economia imensa. Cada um real gasto em prevenção equivale a quatro reais gastos na resposta. Esperar que as tragédias aconteçam e aí tirar orçamento para socorrer as pessoas é uma cultura ruim”, concluiu Humberto Viana.

Sem comentários: