terça-feira, 22 de março de 2011

Portugal - VOLUNTARIADO JOVEM PARA AS FLORESTAS 2011

O Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e do Sapal do Rio Coina foi ontem, 21 de Março, o local escolhido para o relançamento do Projecto ‘Voluntariado Jovem para as Florestas 2011’. Esta iniciativa, integrada nas Comemorações do Dia Mundial da Àrvore e da Floresta, trouxe ao Barreiro o Governador Civil do Distrito de Setúbal e a Directora Regional do Instituto Português da Juventude.

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, interveio na sessão de abertura e partilhou com os presentes a ideia de que as comemorações do Dia da Àrvore e da Floresta ganham cada vez mais importância junto da comunidade. “Considero que é um salto importantíssimo, uma conquista e acho mesmo que é um sinal de evolução civilizacional”. Ainda assim, o Autarca considerou ser necessário passar das palavras aos actos. Neste sentido, valorizou o fazer em conjunto como a melhor metodologia para resolver problemas. “A Mata Nacional da Machada e o Sapal do Rio Coina têm para nós uma importância estratégica, estruturante e determinante. Consideramos que são elementos essenciais para o desenvolvimento do Concelho, por forma a que este se assuma como uma centralidade na Área Metropolitana de Lisboa. Isso só é possível com boas práticas ambientais”, disse Carlos Humberto de Carvalho.
Relembrando que é sua orientação estratégica trabalhar em articulação e cooperação com as entidades locais, regionais e nacionais, o Presidente do Município referiu-se à Mata da Machada como a menina dos nossos olhos e salientou que é um espaço de lazer e de aproximação de gerações, também importante na aquisição de hábitos de vida saudável. A terminar e, dirigindo-se concretamente ao representante do Governo Civil de Setúbal, disse “sentimo-nos honrados com o facto de terem escolhido a Mata Nacional da Machada para a apresentação deste Projecto”.
Em representação do Director Regional das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, José Matos, gestor florestal da Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e Oeste, também se congratulou por estar no Barreiro, no início da Primavera e no Dia Mundial da Floresta. No seu discurso, José Matos evocou a relação da Mata Nacional da Machada com a época dos Descobrimentos – através da madeira com a qual se construíram as naus, com o biscoito que alimentava a tripulação e com as peças de cerâmica produzidas à época. Voltando a focar a sua atenção na Àrvore (que não se pode dissociar de toda a nossa vida), este gestor florestal alertou para aquilo que mais o preocupa e que são os fogos florestais. Relacionando esta preocupação com a apresentação do Projecto ‘Voluntariado Jovem para as Florestas 2011’ José Matos disse que, este ano, o período de vigência do mesmo foi alargado – 1 de Abril a 30 de Novembro.

Por parte do IPJ - Instituto Português da Juventude interveio Heliana Vilela, Directora Regional que valorizou o trabalho em equipa que o projecto possibilita. Na sua opinião, a razão de ser do ‘Voluntariado Jovem para as Florestas 2011’ está relacionada com o facto dos espaços ambientais que se querem ver preservados serem, também, os locais onde vivemos. Assim, e com o aumento da participação e da cidadania “tenhamos a coragem de pensar nos outros de forma sustentável” disse, afirmando para concluir que o Instituto Português da Juventude cá estará para vos ajudar.

“SE LEVA MIL ANOS A FAZER CRESCER UMA FLORESTA, TEMOS QUE COMEÇAR HOJE MESMO”
Manuel Malheiros, Governador Civil do Distrito de Setúbal, encerrou a sessão referindo-se, também ele, à importância da Mata Nacional da Machada. “Esta Mata é o exemplo de um espaço florestal num ambiente urbano hostil”. Contextualizando, o Governador Civil referiu que, onde há pressão demográfica há, naturalmente, maior negligência e maior probabilidade de ocorrerem incêndios. Na sua opinião, a consciência da importância da Floresta no Distrito de Setúbal foi aumentando e por isso é hoje mais fácil “conseguirmos a colaboração de um maior número de entidades na defesa das nossas manchas florestais”.
Por essa razão, disse Manuel Malheiros, em 2010 as ocorrências no Distrito foram limitadas e rapidamente eliminadas.
Na sua opinião importa a protecção civil da Floresta, por um lado, e o desenvolvimento da Floresta, por outro, sendo assim necessário fazer um maior número de investimentos neste domínio. O repto deixado foi no sentido de “aproveitemos os diferentes apoios que existem ao nível europeu para dinamizar, reflorestar e proteger estas áreas. Se leva mil anos a fazer crescer uma floresta, temos que começar hoje mesmo!”.

CUIDAR DA FLORESTA É GARANTIR O FUTURO
A apresentação do Projecto, ‘Voluntariado Jovem para as Florestas 2011’ coube a Ana Garcia, técnica do IPJ que salientou três aspectos fundamentais do mesmo – a Vigilância; a Sensibilização e a Limpeza dos Espaços Florestais. Em seis anos de existência, este projecto já envolveu 40 mil jovens voluntários, a trabalharem por períodos de 15 dias. Neste contexto foram, já, detectados oito mil incêndios. “A Floresta não é apenas paisagem é um universo vivo que devemos preservar”.
Mais informações sobre ‘Voluntariado Jovem para as Florestas 2011’ podem ser consultadas no Portal da Juventude do IPJ em http://www.juventude.gov.pt/IPJ/Noticias/Voluntariado/Paginas/VoluntariadoJovemparaasFlorestas2011.aspx.

Antes da plantação de pinheiros mansos numa área ardida há alguns anos na Mata Nacional da Machada, Nuno Banza, responsável pela Sustentabilidade Ambiental na Câmara Municipal do Barreiro, afirmou que a Autarquia (promotora desde o início deste Programa) “vê com bons olhos o seu relançamento e o facto de podermos contemplar mais jovens nesta iniciativa, pois temos dezenas se não centenas de solicitações de jovens do Concelho”.
Em relação às também centenas de jovens que se encontravam na Mata da Machada, em actividades já agendada no âmbito do Dia Mundial da Floresta, Nuno Banza referiu o apoio da Autoridade Florestal Nacional, designadamente na cedência de espécies a plantar. Para o efeito e para além das crianças o convite foi extensível às entidades presentes.

Fonte: Rostos.pt

Sem comentários: