quinta-feira, 17 de março de 2011

Brasil - Projeto de Gleisi vai beneficiar agricultores atingidos por desastres naturais

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) apresentou Projeto de Lei propondo alteração no Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) para garantir mais apoio aos agricultores familiares atingidos por desastres naturais. Para Gleisi, é fundamental que essas famílias possam receber recursos destinados à recuperação dos solos e dos investimentos produtivos realizados em suas propriedades. “Aí se inclui ações para restabelecimento da qualidade do solo, compreendendo a aquisição de novos insumos para fertilização do solo que tenha sido devastado em catástrofes e a distribuição de sementes”, explica.  

Gleisi ressalta que o socorro governamental em situações de calamidade tem sido imediato, destinando os recursos necessários para reconstrução de estradas, habitações, aluguel social, atendimento à saúde e humanitário. Entretanto, uma parte dessas tragédias pode ter a atenção melhorada. “É que no deslizamento de encostas em áreas agrícolas, a lama leva também não apenas o produto da agricultura familiar, mas toda a camada do solo que já estava preparada, fertilizada e semeada para essa atividade econômica. Sua recuperação se dá no longo prazo e envolve mais investimentos, não previstos pelo agricultor”, diz.

Para Gleisi, a medida ajudará, em caráter emergencial, a recomposição da atividade econômica das famílias e do município atingido, inclusive propiciando a retomada da geração de empregos. “Com as mudanças climáticas globais, o Brasil passou a vivenciar tragédias que tem repercutido mundialmente, a exemplo das ocorridas na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e de Santa Catarina, em 2010. Assim, precisamos
criar mecanismos adequados para socorrer os agricultores familiares pelas perdas sofridas em desastres reconhecidos pelas autoridades locais em situações de emergência ou calamidade pública.”

Sem comentários: