quinta-feira, 17 de março de 2011

Brasil - Duas cidades do Paraná decretam estado de calamidade pública

O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em duas cidades, por causa da chuva. Com a medida, a liberação de recursos emergenciais para as mais de 24 mil vítimas em Morretes e Antonina, no litoral paranaense, será agilizada. Os dois municípios concentram 96% dos desabrigados e desalojados pela chuva no Estado.

O número de pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná chegou a 30.968, informou o último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira. O estado soma ainda 14.363 desalojados e 2.487 pessoas desabrigadas.

Os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o leste do Paraná nos últimos dias são de R$ 87,9 milhões, segundo levantamento elaborado pela Defesa Civil do Estado, em conjunto com as prefeituras atingidas. O governador Beto Richa entregou um relatório preliminar para o Ministério da Integração Nacional, quantificando os estragos na infraestrutura urbana e rural de Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá. 

A presidente Dilma Roussef ofereceu ajuda ao governador e ainda na segunda-feira determinou o envio de uma ponte metálica do Exército, para ser instalada na rodovia PR-408, e de um helicóptero militar que será usado para içar um equipamento para restabelecer o tratamento de água em Paranaguá.

Sem comentários: