sábado, 26 de março de 2011

Brasil - Defesa Civil avalia estragos causados por queda de granizo em Alegrete

A chuva voltou a Metade Sul, região castigada pela estiagem. Em Alegrete, a precipitação veio acompanhada de queda de granizo. As pedras caíram dos céus na noite de sexta-feira. O fenômeno foi registrado no interior do município, na localidade do Passo Novo. A Defesa Civil faz o levantamento dos estragos.

Na zona urbana da cidade a precipitação retornou por volta das 7h de sábado. Foram 40mm segundo a Corpo de Bombeiros. A chuva provocou alagamentos em ruas e a queda de pelo menos sete árvores. São Francisco de Assis, onde choveu 22mm na sexta, ficou sem energia elétrica no final da noite. A previsão da AES Sul, distribuidora que atende o município, indicava a normalização do serviço na tarde deste sábado.

A partir da noite de sexta, as precipitações também chegaram a Pedras Altas e Herval, locais onde choveu cerca de 60mm, conforme a Brigada Militar. Em Aceguá foram 15mm, enquanto em Bagé choveu 17mm, a partir dos registros da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. O volume não ajudou a recuperar os reservatórios do município, sob regime de racionamento desde janeiro. A Barragem Sanga Rasa, principal reservatório local, está oito metros abaixo do nível normal.

No sul do Estado, choveu 10mm em Mostardas. Rio Grande teve fortes precipitações na noite de sexta. Em Pinheiro Machado choveu 10mm na sexta e voltou a chover no sábado, assim como em Pelotas. O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) registrou 40,3mm na sexta, com ventos 60 km/h, às 20h. Pela manhã as pancadas retornaram. O Corpo de Bombeiros não havia registrado problemas.

Sem comentários: