domingo, 20 de março de 2011

Angola - Vice-ministro defende reforço de bens alimentares para a protecção civil em Malanje

O vice-ministro do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio César Laborinho, considerou hoje (domingo), nesta cidade, haver necessidades de se reforçar a província de Malanje em bens alimentares e  medicamentos para assistência das pessoas sinistradas pelas chuvas.
 Falando no término da sua visita de trabalho de três dias a Malanje, o vice-ministro precisou que os alimentos e medicamentos disponíveis pela comissão provincial de protecção civil estão a escassear, pelo que há necessidades urgente de reforço destes meios destinados as populações desabrigadas em consequência das enxurradas em algumas localidades da província.
  As necessidades materiais se consubstanciam sobretudo em chapas de zinco, tendas, roupas usadas e cobertores para benefício dos sinistrados.
 Segundo o vice-ministro é necessário a criação imediata de comissões municipais de protecção civil, cuja iniciativa visa facilitar e alargar a capacidade institucional da comissão provincial, mas para tal, é imperioso a intervenção das autoridades da província na implementação desse desiderato, potenciando as respectivas comissões no sentido de poderem dar solução localmente em termos de 72 horas dos casos de sinistralidades nos municípios.
 Considerou ainda que se deve capacitar a todos os níveis os quadros da comissão de protecção civil, através de seminários e outros géneros de formação, tendo em conta que foi constatada algumas dificuldades por parte dos técnicos.
 Para o efeito, acrescentou, será gizado um plano de âmbito nacional para em coordenação com a comissão executiva de protecção civil, realizar um seminário nacional com a participação de todas as províncias, ou fazer deslocar formadores nas respectivas regiões.
 O vice-ministro é de opinião que o governo da província estabeleça um plano de identificar as áreas de risco em que habitam populares, com vista a se lhes prestar maior atenção e realoja-las para zonas seguras, uma vez que o executivo local já começou a localizar e talhonar os terrenos para reassentar os cidadãos nestas condições.
 “O trabalho de educação e sensibilização das populações, deve prosseguir com apoios dos parceiros sociais como as igrejas, Ong e a sociedade civil para que o trabalho de protecção civil vá para frente”, frisou.
 O vice-ministro do Interior terminou hoje, domingo, a sua visita de trabalho, a frente missão da comissão nacional de protecção civil e bombeiros, que avaliou os danos e manteve contacto com as populações afectadas pelas chuvas na cidade de Malanje e nos municípios de Calandula e Caculama e Marimba, este último não visitado devido a dificuldades climatéricas.
 Durante a sua estada, Eugénio Laborinho e a sua comitiva, deslocaram-se aos bairros  da Kizanga e Vila Matilde e o Sector do Quéssua (município de Malanje), onde constatou o grau de destruição e as necessidades das populações sinistradas pela chuva.
 Já na localidade de Caxito (município de Kalandula), o dirigente entregou simbolicamente um lote de 372 chapas de zinco às populações atingidas pelas últimas enxurradas, actualmente encontradas ao relento.
 O vice-ministro visitou também o município de Caculama para avaliar as necessidades das populações assentadas e desabrigadas pelas chuvas.
 O dirigente regressou esta tarde a Luanda, tendo feito um balanço positivo da sua jornada de trabalho, a julgar pelas acções da comissão provincial de protecção civil e o apoio do governo na ajuda do reassentamento das populações desalojadas pelas calamidades naturais.

Fonte: Jornal de Angola

Sem comentários: