Uma cidadã de 30 anos morreu esta terça-feira, nos arredores da cidade do Huambo, vítima de descargas eléctricas, em consequência das chuvas que se registam na região.
O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Sebastião, informou hoje, quarta-feira, à Angop, que o incidente ocorreu no bairro do São Pedro, quando a vítima procurava refúgio debaixo de uma árvore.
Descargas eléctricas são picos de tensão provocados na rede de energia eléctrica pelas descargas atmosféricas e são conhecidas como raios ou relâmpagos.
De acordo com o responsável, a melhor maneira de evitar acidentes com os raios é não ficar em ambientes descampados, locais altos e abertos e principalmente praias, campos de futebol e piscinas.
Aconselhou as pessoas a não se protegerem perto de linhas de transmissão, postes, cercas metálicas e próximo de pára-raios.
"Caso esteja a dirigir, mantenha toda a família no interior do veículo e nunca pare debaixo de árvores", explicou.
Acrescentou ser necessário tomar cuidado até mesmo dentro de casa, pois apesar da residência ser um abrigo seguro, alguns cuidados devem ser tomados, devendo evitar-se tomar banho durante a tempestade, falar ao telefone e retirar aparelhos da tomada.
Lembrou que os raios dão descargas de até 100 milhões de volts e um choque desses é um milhão de vezes mais forte que o de uma tomada.
Informou que todos os anos, cerca de mil pessoas, no mundo são vítimas de raios e a maioria, por falta de informação.
Os bombeiros intervieram, igualmente na sucção de águas em mais de 500 residências e outras infra-estruturas sociais públicas e privadas nas províncias da Lunda Sul e Cunene.
Sem comentários:
Enviar um comentário