domingo, 3 de abril de 2011

Brasil - Defesa Civil monitora primeiro alerta de cheia


Em caso de chuva forte, a Defesa Civil orienta que a população não jogue lixo ou entulho nos igarapés, terrenos baldios, e vias públicas
Manaus - Diante do primeiro relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que aponta o primeiro alerta de cheia com média de 28,34m, a subsecretaria municipal de DefesaCivil (Semdec) vai intensificar o monitoramento das vias fluviais em Manaus.
O trabalho de medição do nível pluviométrico pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) será acompanhado para que a Prefeitura tenha, periodicamente, o conhecimento da subida do nível das águas.
Segundo o engenheiro da Semdec, Cláudio Belém, o relatório revela que a cheia de 2011 no entorno da cidade deverá ser branda, ao contrário do pico histórico de 29,77m, registrado em 2009. “Naquele ano foi realizado um plano emergencial que realizou a remoção de cerca de 400 famílias que moravam em áreas afetadas pelas enchentes. Além disso, a Semdec providenciou kits de madeira para construção de pontes, passarelas e marombas (assoalhos elevados em casas)”, explica o engenheiro. “Independente deste primeiro alerta, a Defesa Civil estará pronta para atuar em qualquer situação”, conclui.
Orientação
Em caso de chuva forte, a Defesa Civil orienta que a população não jogue lixo ou entulho nos igarapés, terrenos baldios, e vias públicas. “Agindo dessa forma, os cursos d’água ficam livres e evita-se o entupimento de bocas-de-lobo, consequentemente, infiltrações, desmoronamentos e acidentes”, afirma Belém. Ao menor sinal de perigo a Defesa Civil deve ser acionada através do Call Center 199. O próximo Alerta de Cheia, a ser anunciado pelo CPRM, está previsto para o dia 20 de abril.

Sem comentários: