segunda-feira, 25 de abril de 2011

Brasil - Chuvas já afetaram quase 33,5 mil pessoas no RS

Dois municípios tiveram situação de emergência homologadas pela Defesa Civil


As chuvas que caem no Rio Grande do Sul já afetaram 33.490 pessoas, até a manhã desta segunda-feira (25). Segundo a Defesa Civil do Estado, dois municípios - Taquari e Pareci Novo – decretaram situação de emergência. São Sebastião do Caí, Novo Hamburgo e Teutônia também decretaram situação de emergência, mas ainda não foram homologadas no órgão. Os município de Santa Cruz do Sul, Paverama, Igrejinha, Cacequi, Fazenda Vila Nova, São Paulo das Missões, Piratini, Tabaí e Monte Negro já encaminharam uma Nopred (Notificação Preliminar de Desastre).
No total, a chuva deixou 400 pessoas desalojadas em todo o Estado. Outras 86 pessoas ficaram desabrigadas, 396 foram deslocadas de suas casas e 1.196 edificações foram afetadas de alguma maneira. Pelo menos 12 mortes foram registradas desde a sexta-feira (22).
De acordo com a Defesa Civil, a ajuda a essas pessoas está sendo oferecida de acordo com a necessidade e conforme o levantamento dos estragos vai sendo feito.
Vítimas
Na noite de sábado (23), o corpo de um jovem de 23 anos foi encontrado nos escombros do deslizamento de terra que atingiu sete casas na rua Teutônia, em Igrejinha, no Vale do Sinos. Com isso, sete vítimas foram retiradas do local. As buscas na cidade foram encerradas e o local agora ficará isolado pelo risco de novos desabamentos. 

Uma hora antes de encontrarem o jovem, as equipes de busca retiraram o corpo da irmã dele, uma garota de 19 anos. Além deles, mais cinco pessoas morreram no mesmo local: uma mulher de 42 anos, um casal e dois filhos. Todas as vítimas foram veladas em uma cerimônia coletiva no domingo (24), no Parque da Oktoberfest. 

Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, na madrugada de sábado, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências foram danificadas pela chuva e os vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos. As crianças foram identificadas como Gustavo, Evandro e Luciana dos Santos. 

Em Sapucaia do Sul, um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica na rua Teodomiro Porto da Fonseca, Centro, por volta das 18h30 de sexta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque, um homem de 55 anos, foi encaminhada para o Hospital de Getúlio Vargas, e está em estado estável. 


Ainda na sexta-feira, um agricultor morreu após a queda de um galpão no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Na região, o temporal derrubou diversas árvores e galhos sobre a BR-386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a vegetação desabou sobre a pista por volta das 16h40 e chegou a bloquear o tráfego em pelo menos cinco pontos por alguns minutos.

Sem comentários: