Caculama - Cento e 36 hectares de produtos diversos foram destruídos pelas fortes enxurradas que se abateram nos dias 6 e 7 de Março último no município de Caculama, a 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje, afectando 36 camponeses e 252 seus familiares.
De acordo com o chefe da comissão de acompanhamento às vítimas das chuvas de Caculama, Domingos Vicente Manuel, das culturas afectadas destacam-se batata doce e rena, feijão, ginguba e mandioca.
Domingos Vicente fez saber que as lavras destruídas são maioritariamente as que circundam o rio Cambaza, a quatro quilómetros dos bairros Bulo Nhangue e Marcos Ribeiro.
Acrescentou que o conselho de concertação e auscultação social do município de Caculama, na sua reunião extraordinária realizada a 10 de Março do corrente, criou uma comissão integrada pelos chefes da estação de desenvolvimento agrário e da reinserção social, bem como o administrador comunal do Muquixe e o comandante municipal da Polícia Nacional, para trabalhar na avaliação dos danos e propor vias de resolução.
Nesta senda, a administração municipal de Caculama solicita apoios da comissão provincial de protecção civil em bens alimentares e sementes agrícolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário