sexta-feira, 18 de março de 2011

Portugal - Rui Pereira destaca importância dos meios tecnológicos no apoio à Protecção Civil

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, destacou hoje, durante a visita à feira de segurança “SEGUREX 2011”, a importância dos meios tecnológicos no cumprimento das missões dos bombeiros.


“Estando nós aqui na SEGUREX, queria recordar a importância que o elemento tecnológico tem nas missões de segurança, seja em matéria de ordem pública, prevenção da criminalidade, investigação criminal ou Proteção Civil”, afirmou Rui Pereira aos jornalistas no final da visita.
O ministro lembrou os acontecimentos do Japão para sublinhar o papel da Proteção Civil e a necessidade de haver cada vez mais uma melhor preparação de segurança.
“Os desafios e ameaças são cada vez mais complexos, as catástrofes não conhecem fronteiras e nós temos de nos preparar. É sempre bom ver que ao esforço abnegado do elemento humano se junta equipamento que lhes permite cumprir cada vez melhor a sua missão”, sustentou.
Rui Pereira disse ainda que, ao nível da Proteção Civil, a maior preocupação prende-se com os incêndios florestais, onde o combate por meio aéreo será assegurado de acordo com os objetivos orçamentais.
“Estamos a desenvolver todos os esforços para que Portugal seja apetrechado este verão para responder adequadamente aos incêndios florestais. Todos sabemos que o país não passa por uma situação fácil, em que temos de ter muito rigor orçamental para cumprir as metas que prosseguimos”, afirmou o ministro.
“Temos trabalhado para garantir uma boa defesa aos incêndios também por meios aéreos. O dispositivo será o necessário e suficiente à luz dos objetivos orçamentais que prosseguimos”, concluiu.
Rui Pereira visitou hoje o SEGUREX - Salão Internacional de Proteção e Segurança, na FIL, Parque das Nações, uma feira que abrange diversos sectores de segurança, que conta com a participação de 250 empresas, de 30 países.
O SEGUREX 2011 ocupa dois pavilhões de exposição de produtos e equipamentos, demonstrações e um programa de seminários.

Sem comentários: