A câmara municipal de Almeirim aprovou por maioria, o lançamento do concurso para construção da base permanente do grupo de Santarém da Força Especial de Bombeiros
A deliberação, aprovada pela maioria socialista com a abstenção do eleito da CDU e o voto contra do movimento independente MICA, inclui a autorização para lançamento do caderno de encargos e pedido de empréstimo bancário.
O vice presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, disse à agência Lusa que a obra, orçada em 550 mil euros, tem uma comparticipação comunitária de 70 por cento.
O quartel, que vai servir de base à força que tem estado estacionada no Sardoal, vai ocupar um dos três lotes de terreno doados pela autarquia à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que ocupam uma área total de 8.100 metros quadrados na Zona de Actividades Económicas de Almeirim.
Nos outros dois lotes serão instalados futuramente o comando distrital de operações de socorro, a funcionar actualmente num edifício do Retail da Lezíria, e a unidade de reserva logística, que albergará todas as viaturas e todo o material necessário em caso de catástrofe existente a nível nacional.
Na reunião de hoje foi ainda aprovada pela maioria socialista, com os votos contra dos dois eleitos da CDU e do MICA, a proposta de protocolo a celebrar entre a autarquia e a ANPC, para instalação da Força Especial de Bombeiros.
O protocolo estipula um período mínimo de 20 anos para permanência desta força no edifício que vai ser construído, tendo a autarquia de ser ressarcida do investimento feito caso haja a decisão de retirada antes desse período, disse Pedro Ribeiro.
Pedro Ribeiro adiantou que o quartel deverá estar concluído no final deste ano, o mais tardar no primeiro trimestre de 2012.
Fonte: O Mirante
Sem comentários:
Enviar um comentário