Teve início na Quarta-feira (23/03), em Luanda, o vigésimo Conselho Consultivo Alargado do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB).
Sob o lema “Protecção Civil e Bombeiros um dever de todos e para todos, rumo aos novos desafios”, os participantes vão durante dois dias avaliar o grau de cumprimento das actividades realizadas em dois mil e dez e no primeiro trimestre deste ano, bem como perspectivar tarefas a serem desenvolvidas, neste ano.
Os participantes vão ainda reflectir em torno das calamidades naturais (chuvas, inundações e desabamentos), situações críticas como as da província do Moxico, segundo fez saber à RNA, o comandante provincial de protecção civil e bombeiros, Domingos Roque Jacinto.
“Nos arredores da província a situação é crítica, está a chover demasiado e se regista muitos danos matérias e humanos, os municípios mais afectados no momento são o Cazombo, Luau e as Bundas em relações as famílias que tiveram as suas moradias e haveres destruídas pelas chuvas contabiliza-se o número de mil”, disse.
Para dar resposta a todos estes problemas o Ministro do Interior Sebastião Martins disse na sessão de abertura do encontro, ser necessário a contínua formação técnico e profissional dos quadros a aprovação da Lei contra Incêndio bem como a construção da escola nacional de bombeiros e a regional centro e sul.
“Devemos dar continuidade a formação e capacitação técnica e profissional dos efectivos a todos os níveis, a aprovação da documentação normativa e reitora do órgão com destaque para a Lei de Segurança contra Incêndios, a contínua aposta na construção e reabilitação de quartéis de bombeiros a nível do país, da escola nacional de bombeiros em Luanda e da escola regional centro sul na Baía Farta província de Benguela, bem como o apetrechamento em meios técnicos complementares a protecção individual dos quartéis e dos efectivos”, referiu.
A participação das Forças Armadas Angolanas (FAA) na gestão de crise, desastres, protecção civil e a emergência médica na gestão de calamidades no país faz, igualmente parte dos temas a serem debatidos durante o encontro.
Fonte: Rádio Nacional de Angola
Sem comentários:
Enviar um comentário