quinta-feira, 17 de março de 2011

Japão - Nuvem radioactiva chega à Europa para a semana

O alerta é dado por especialistas franceses, que afirmam que a radiação da central nuclear japonesa atingirá os países europeus, mas não será nociva para a saúde.


Especialistas franceses chegaram à conclusão que uma nuvem radioactiva, provocado pelas explosões na central de Fukushima, no Japão, deverá chegar à Europa na próxima semana, mas, descansam a população dizendo que não fará mal à saúde.

Um especialista do Instituto de Radioprotecção e Segurança Nuclear (IRSN) afirma, no entanto, que em razão do fenómeno de dispersão das partículas radioactivas durante o trajecto de vários milhares de quilómetros entre o Japão e a Europa, «é certo que o nível de radioactividade da nuvem ficará abaixo do limite nocivo à saúde».

De qualquer maneira, o governo francês pediu, na quarta-feira, um levantamento do stock de pastilhas de iodo em França, substância que impede que a radioactividade tenha efeitos sobre a tiróide. O objectivo é determinar se a França está pronta para enfrentar a passagem de uma nuvem radioactiva, ou mesmo, de uma catástrofe nuclear.

Sarkozy já veio dizer que «a situação é extremamente 
preocupante, muito grave» no Japão.

O Instituto de Radioprotecção e Segurança Nuclear (IRSN) criou o site «Criter Japon», que permite à população saber o nível de radiação em França. A radiação é medida por sensores espalhados pelo país quase em tempo real, com apenas uma hora de diferença em relação à recolha dos dados. 

Sem comentários: