O comissário europeu da Energia deixou fortes críticas à resposta do Japão em relação à crise nuclear da central de Fukushima. Günther Oettinger foi mais longe, considerando que se esperam nas próximas horas «evoluções catastróficas».
«Os japoneses trabalham com bombas de incêndio, tentam mandar água com hidroaviões, já não sabem o que fazer», afirmou o comissário, no Parlamento Europeu, um dia depois de ter considerado a situação da central nuclear um «apocalipse».
«Podemos dizer que esta instalação [a central de Fukushima] não está controlada», disse Oettinger, acrescentando que «ao longo das próximas horas esperam-se evoluções catastróficas e riscos para a para a vida das pessoas», com o destino do país a estar «nas mãos de Deus».
O presidente da Agência Internacional de Energia Atómica reagiu, citado pela Reuters, dizendo que «não é altura para se dizer que as coisas estão fora de controlo». «Os operadores estão a fazer o máximo para restaurar a segurança do reactor», referiu Yukiya Amano.
Sem comentários:
Enviar um comentário