quarta-feira, 9 de março de 2011

Chuvas causam danos em Ombadja

Ondjiva - Trezentas e 40 pessoas residentes nas localidades de Peu-Peu e Humbe, município de Ombadja, encontram-se desalojadas desde a semana finda, devido ao transbordo do rio Cunene, resultante das constantes chuvas que se registam na região.

Segundo apurou hoje, terçe-feira, a Angop, do comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Joaquim Domingos, a situação está preocupar as autoridades locais, apesar de ainda controlada destruição de lavras e das hortícolas.

Fez saber que, as 340 pessoas que se encontravam em zonas de risco, mereceram já a pronta assistência do Serviço de Protecção Civil, quer em acomodação, quer do ponto de vista de distribuição de bens alimentícios.

Segundo Joaquim Domingos, neste momento se está a proceder o levantamento das consequências, bem como o trabalho preventivo, na intenção de despertar a população ainda em locais de riscos e procurar alojá-la em áreas seguras.

O comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros garantiu ainda que o governo local e central estão a fazer tudo para mobilizar meios e minimizar os efeitos das cheias, através da instalação da população em locais seguros e propiciar melhores condições de habitabilidade.

O município de Ombadja dista a 97 quilómetros a norte da cidade de Ondjiva.Tem uma população estimada em cerca de 183 mil e 209 habitantes.

Sem comentários: