terça-feira, 15 de março de 2011

Brasil: 19 cidades do ES afetadas e 153 mil pessoas sofrem com as chuvas

No Sul do Estado, a situação mais crítica é do município de Alegre, onde 76 pessoas estão desalojadas e 19 desabrigadas



O Espírito Santo já possuiu um total de 19 municípios afetados, sendo que existe a possibilidade de 12 destes decretarem Situação de Emergência. O número de pessoas afetadas pelas chuvas dos últimos dias no Estado já chega a 153 mil, segundo a Defesa Civil Estadual - um total de 4 mil pessoas estão desalojadas (abrigados em casas de parentes e amigos), e 2,2 mil desabrigados, estando em abrigos disponibilizados pelas prefeituras.
Em Viana, as chuvas que ocorreram no fim da tarde do domingo (13) provocaram alagamentos, principalmente nos bairros de Areinha, Universal, Santo Agostinho, Ribeira, Campo Verde, Vila Betânia, Canaã e Ipanema. No bairro de Ipanema há um bloco rochoso ameaçando se deslocar, colocando em risco 200 (duzentas) famílias. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar atendem a pessoas que se encontram isoladas pelas chuvas com embarcações.
Os municípios de Cariacica, João Neiva e Fundão também sofreram com esses eventos. Existe relato de seus coordenadores indicando possíveis dificuldades com a malha viária, principalmente às vicinais.  Não chove e o sol aparece entre nuvens.  O rio em João Neiva está acima do nível normal ocasionando pontos de alagamentos. Na cidade as áreas mais atingidas no interior foram as localidades de Santo Santo, Alto Bérgamo, Fortaleza da Barra do Triunfo e Acioli quando o rio Ubás, que corta a região, subiu cerca de cinco metros além do nível normal invadindo residências e destruindo estradas vicinais. Quatro vias estão interrompidas por causa de queda de barreiras.

A chuva danificou ainda pontes e bueiros e plantações de milho, café e feijão. No Centro da cidade, no bairro Vila Nova De Baixo, duas famílias estão desalojadas. Em três estradas vicinais o transporte escolar foi interrompido prejudicando pelo 100 estudantes.
Nos municípios com sede de unidades do Corpo de Bombeiros Militar (Linhares, Colatina, Nova Venécia, São Mateus, Guarapari, Marechal Floriano, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim), segundo relato dos plantões operacionais, a situação está tranqüila, o tempo se apresenta nublado e sem chuvas.
No Sul do Estado, a situação mais crítica é do município de Alegre, onde 76 pessoas estão desalojadas e 19 desabrigadas. Os rios Conceição e Alegre voltaram a subir, mas não chegaram a atingir mais casas. Uma residência desabou na cidade, na semana passada, e a rua que fica debaixo do barranco onde a casa caiu continua interditada, sob risco de novos deslizamentos.
A rodovia que liga o município a Guaçuí, a ES 482, está interditada devido a uma cratera que se abriu na pista, em decorrência da força das águas. De acordo com o DER, uma passarela para pedestres foi instalada no trecho, com intuito de minimizar os impactos causados à comunidade.
Por conta do rompimento de uma adutora próximo a esse ponto de interdição, muitas pessoas tiveram problemas no abastecimento de água na região, mas o serviço já foi restabelecido.
Segundo o DER, a instrução para os motoristas é que eles utilizem a ES 482 até Celina e sigam pela ES 387 até o distrito de Pratinha do Jocelino. De lá, o condutor deve seguir pela ES 185, no sentido Sul, até Guaçuí.
Já os motoristas que partem de Guaçuí em direção a Cachoeiro de Itapemirim, devem seguir pela ES 484, para São José do Calçado, passando por Bom Jesus do Norte e Apiacá. De Apiacá, o motorista segue pela ES 297 até a BR 101. Na rodovia federal, em Atílio Vivacqua, o condutor deve seguir para Cachoeiro pela ES 289.
O DER informa que equipes de conserva estão trabalhando em uma via alternativa, próxima ao local da interdição. No entanto, ainda chova na região, o que, segundo o órgão, dificulta os serviços das obras.
Cachoeiro
Em Cachoeiro, 752 pessoas já foram afetadas de alguma forma pelas chuvas e a situação continua complicada. No entanto, o número de desalojados e desabrigados diminuiu. Cerca de 100 pessoas estão em casas de parentes e amigos e seis encontram-se em abrigos da prefeitura. Além disso, cerca de mil quilômetros de estradas estão danificados.
Região Norte
No Norte do Estado, a situação é mais grave nos municípios de Governador Lindenberg e Rio Bananal. No primeiro, onde 625 casas já foram danificadas, cerca de 800 pessoas encontram-se desalojadas e 700 desabrigadas. Além disso, 15 pessoas estão internadas em hospitais, em decorrência das chuvas, que já afetou, direta ou indiretamente, 3,5 mil pessoas.
Os locais mais atingidos no município foram o Centro e o bairro Nova Brasília, onde casas, estabelecimentos comerciais e até escolas foram atingidos pelas enchentes. Uma unidade de ensino teve de suspender as aulas, devido à água que invadiu o local, inundando salas de aula e destruindo vários documentos. Cerca de 700 alunos estão sem aulas no município. Além disso, mais de 400 famílias perderam praticamente tudo.
O nível da água no perímetro urbano chegou a dois metros de altura. No entanto, segundo relatório da Defesa Civil Estadual divulgado nesta segunda-feira (14), as águas já baixaram no município e a dificuldade maior seriam com relação aos serviços de limpeza.
Já em Rio Bananal, cinco mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas, que deixou 700 desalojados e danificou 440 casas. Uma equipe desta CEDEC deslocou-se para o município de Governador Lindemberg, a fim de vistoriar o local atingido e prestar auxílio a prefeitura no que se relaciona a defesa civil, mas no distrito de 51 existe a informação que as águas já baixaram e que a dificuldade maior são os serviços de limpeza.  Foi confirmado danos materiais em uma casa e em um posto de gasolina.
O Plano Estadual de Contingência para Desastres está ativo e seus integrantes e pontos focais estão de sobreaviso para qualquer eventualidade neste fim de semana, e monitorando os alertas meteorológicos e hidrológicos.
 
 
ALERTA METEOROLÓGICO: O tempo varia entre nublado a parcialmente nublado, com previsão de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado no decorrer do dia. As temperaturas devem variar entre 17°C e 26°C na região Serrana e entre 21°C e 32°C nas demais regiões. (Fonte: Incaper)
ALERTA HIDROLÓGICO: A bacia do rio Doce encontra-se com grande volume e nos municípios de Colatina e Linhares o nível está próximo da cota de alerta, com tendência de se manter estável durante este dia. (Fonte: CPRM)

Sem comentários: