A central nuclear espanhola em Almaraz, utiliza água do Tejo para arrefecer os reactores |
O grupo parlamentar “Os Verdes” questionou o Governo sobre os perigos para Portugal decorrentes da actividade das centrais nucleares espanholas e as medidas de protecção civil definidas em caso de acidente nuclear em Espanha.
A deputada Heloísa Apolónia entregou na Assembleia da República perguntas dirigidas aos ministérios da Administração Interna, do Ambiente e Ordenamento do Território e dos Negócios Estrangeiros, segundo um comunicado do partido divulgado hoje.
No seguimento da situação vivida no Japão na sequência do tsunami provocado pelo sismo ocorrido na sexta-feira, “Os Verdes” apontam que “Portugal, não tendo centrais nucleares, coabita no entanto com os riscos do nuclear, devido à proximidade das centrais nucleares espanholas, nomeadamente à central de “Almaraz”, localizada na província de Cáceres, a escassos cem quilómetros da fronteira”.
Uma situação que, “em caso de acidente grave nos reactores, terá impactos garantidos e gravíssimos no nosso país, tanto pela proximidade da fronteira, como pelo facto de a central se localizar à beira do Tejo, rio no qual vão parar as águas que servem para arrefecer os seus dois reactores nucleares”, salienta.
O grupo parlamentar perguntou ao Governo se não considera que “as centrais nucleares espanholas são um perigo para Portugal, nomeadamente a de Almaraz, pela sua proximidade e pela utilização que faz das águas do Tejo”.
Os deputados do partido querem saber quais as informações que o Governo tem sobre o estado dos reactores, sobre o cumprimento das medidas de segurança nas centrais espanholas e se tem conhecimento se o Conselho de Segurança Nuclear renovou a licença de funcionamento da Central de Almaraz.
Os ministérios são ainda chamados a responder sobre as diligências que pensam tomar sobre este assunto junto do Governo espanhol no sentido de garantir a segurança de Portugal. Em caso de acidente nas centrais nucleares espanholas, em particular na de Almaraz, “Os Verdes” questionam se pode haver riscos de contaminação radioactiva para Portugal.
O cumprimento das medidas de segurança nas centrais espanholas e a existência de um plano específico de protecção civil para fazer face a um eventual acidente nuclear em Espanha são outras questões colocadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário