quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da protecção civil pretendeu chegar à população através das crianças

Uma actividade de treino que envolveu vários agentes da protecção civil, nomeadamente os bombeiros e a GNR e que contou com a presença de dezenas de crianças para assistir. 
Segundo Carina Figueiredo técnica da Protecção Civil de Alfândega da Fé as actividades realizadas durante a semana têm como principal objectivo fazer a sensibilização de toda a sociedade civil. “O que interessa é sensibilizar a população em geral. Mas nós temos tentamos sensibilizar as crianças e a população escolar, pois é a partir da sensibilização dos mais novos que conseguimos chegar a toda a população”, explicou a técnica. 
Assim durante a II semana da Protecção Civil de Alfândega foram realizadas diversas actividades dirigidas à população escolar e que para a técnica da Protecção Civil podem até ser uma forma de despertar o interesse de algumas crianças para a área da protecção civil “As crianças também podem vir a gostar da área e quererem aprender e um dia até vir a trabalhar na área”, avalia Carina Figueiredo.
Este ano a protecção civil de Alfândega da Fé fez também uma aposta na divulgação como forma de tentar envolver a sociedade civil nas várias actividades que decorreram ao longo da semana. “Não há ninguém no concelho que não saiba que se realizou a semana da protecção civil”, referiu Carina Figueiredo destacando a participação da população. “Tivemos muita gente a inscrever-se para participar e que quer aprender e fazer parte desses sectores da protecção civil”.
Em relação aos meios disponíveis para fazer face às necessidades do dia-a-dia a técnica da Protecção Civil referiu: “Temos alguns meios mas não todos os meios que gostaríamos  mas o nosso objectivo é ter mais e lutar e trabalhar para que se consiga alcançar sempre mais”, referiu.
Por sua vez o comandante da Protecção Civil do distrito de Bragança que também se encontrava a assistir ao simulacro, destacou a participação das crianças como uma forma de integrar os mais novos nas actividades da protecção civil. “É uma geração que sendo sensibilizada desde pequena faz com que quando chegar há idade adulta vão olhar para estas questões com uma naturalidade”, referiu Carlos Alves.
No final das actividades a técnica da protecção civil fazia um balanço positivo da II semana da Protecção Civil que decorreu entre os dias 1 e 4 de Março em Alfândega da Fé. “Este ano o balanço foi muito bom, acho que conseguimos envolver toda a comunidade desde a divulgação à participação e envolvimento da população em geral”, destacou a técnica.

Sem comentários: